boina preta

Na estreia do espaço 'Boina Preta', conheça os destaques da 3ª Divisão de Exército

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: 3ª DE (Divulgação)

Neste sábado, é lançada a página Boina Preta, coluna semanal que tem o objetivo de levar ao leitor notícias das atividades que o Exército Brasileiro desenvolve na região central do Rio Grande do Sul.

Em parceria com o Diário, foi criado um novo canal da 3ª Divisão de Exército (3ª DE). Desta forma, o intuito desde espaço é a aproximação com a comunidade e mostrar a presença da tropa nas ações locais, em benefício da população. Aqui, você ficará sabendo das atualidades do "braço forte" em defesa da pátria e da "mão amiga" do Exército quando a sociedade mais precisa.

Homenagem ao Marechal Mallet
No dia 10 de junho, foi comemorado o Dia da Arma de Artilharia, data que marca o nascimento do patrono da Arma, Marechal Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi. Santa Maria tem tradição com a Festa Nacional da Artilharia (Fenart), coordenada pelo 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado - Regimento Mallet, onde repousam os restos mortais do marechal e da esposa.

Devido às restrições da pandemia da Covid-19, será realizada, neste sábado, a Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Artilharia (SNAPAART/2021). Com as mudanças na comemoração, somente autoridades convidadas participam, entre elas, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

Serão realizados, o desfile da Bateria histórica e a encenação da Batalha de Tuiuti, ocorrida em 1866, em que o Barão de Itapevi foi elemento-chave na maior batalha campal da América do Sul. Suas bocas de fogo foram batizadas como "Artilharia Revólver" pela precisão e rapidez dos fogos, que asseguraram vitória ao Exército Imperial.

Nessa batalha, o profundo fosso construído por ordem de Mallet para a proteção de sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo trunfo decisivo para barrar o avanço da tropa inimiga. Esse feito eternizou-se na história militar pela célebre frase: "Eles que venham. Por aqui, não passam."

Modernização da Artilharia
A Artilharia é a arma de apoio ao combate para a Infantaria e a Cavalaria. Tem como missão principal aprofundar os fogos com alto poder destrutivo, com maiores calibres, neutralizando e eliminando alvos inimigos. Compreende dois ramos distintos: a Artilharia de Campanha e a Artilharia Antiaérea. Visando a modernização, o Exército Brasileiro desenvolve um projeto para o incremento do poder de fogo da Artilharia.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

A Artilharia de Campanha possui morteiros, obuseiros, foguetes e mísseis, que servem de apoio de fogo aos elementos de manobra. Já a Artilharia Antiaérea, equipada basicamente por canhões e mísseis, responsabiliza-se pela defesa do espaço aéreo. Dentro das atualizações dos meios de combate blindados do Exército Brasileiro, as novas viaturas de Artilharia já estão operando nos Grupos de Artilharia de Campanha Autopropulsados e nas Baterias de Artilharia Antiaérea.

Na Divisão Encouraçada, os mais modernos meios de artilharia são o Obuseiro M109 A5+BR, com calibre de 155 mm, que equipa o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld). Além disso, a viatura Gepard 1 A2 supre a 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP).

Reconhecimento
O Exército sempre estendeu a "mão amiga" para a população de Santa Maria. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Força Terrestre esteve em prontidão, utilizando os meios disponíveis, tanto no apoio aos órgãos de saúde quanto na assistência social. Exemplo disso é o transporte e o armazenamento de alimentos, realizados pela 3ª DE em conjunto com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). Até hoje, o 4º Batalhão Logístico (4º B Log) já transportou e armazenou mais de 200 toneladas de alimentos, destinados aos alunos da rede pública de ensino, que, em virtude da suspensão das aulas presenciais, deixaram de ter o acesso à merenda escolar.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Em reconhecimento à importância desses apoios prestados às instituições públicas de Santa Maria e região, a 8ª CRE prestou homenagem à 3ª DE e ao 4º B Log. Foram entregues pelo coordenador regional de Educação, José Luís Vieira Eggres, quadros com mensagens de agradecimento aos serviços prestados em apoio ao sistema de educação de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Concurso da prefeitura é neste domingo para vagas em saúde e educação

Próximo

Instituto Coca-Cola abre vagas para jovens de 18 a 25 anos

Geral